A hereditariedade política afeta o desempenho do município de Açailândia


A política de Açailândia caminha na hereditariedade em época de incertezas para o município. O termo Hereditariedade política significa à oferta de um cargo para parentes da família,ou seja,se o candidato tem o nome sujo e já alcançou o limite de dois mandatos,o representante indica filhos,primos,tios,é um meio sujo de manipular o poder e aprovar projetos.

A hereditariedade afeta a cada ano o crescimento e desempenho positivo do município,é um caso antigo e passa despercebido aos olhos dos eleitores. Os representantes que indicam parentes para concorrer cargos políticos demonstram total favoritismo,é um ato de “dominância”. As ideologias negativas de gerações em uma linha do tempo praticamente longa de Açailândia diminuem a disseminação de novas ideias e projetos,reduz as chances de novos candidatos na ocupação de cargos políticos.

Podemos comparar a hereditariedade política como neopotismo,ambos com significado contrários:
  1. Hereditariedade – Lançar parentes como herdeiros políticos;
  2. Neopotismo – O corre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear,contratar ou favorecer um ou mais parentes

Os vereadores de Açailândia pretendem indicar parentes para chefiar o mesmo cargo político,uma estratégia que tem apoio partidário.

Como evitar?
Isso depende da consciência de cada eleitor,uma vez que o município encontra-se em situação de grave descaso.

Quais os principais motivos da hereditariedade?
Os motivos variam desde um mandato ruim,nome sujo,popularidade negativa e fim dos dois mandatos.




Comentários

Postagens mais visitadas